quarta-feira, 1 de maio de 2013

Café do Círculo em Olhão

 
 
Café do Círculo em Olhão
 
Aqui nesta esquina e ocupando todo o rés do chão, foi, no meu tempo, o Café que chamávamos do Círculo e que salvo erro pertencia a uma antiga associação de industriais e comerciantes de Olhão, daí que o seu nome total fosse Circulo Comercial e Industrial de Olhão.
 
Não atingindo, no meu tempo e na minha opinião, o prestígio do Café Aliança de Faro, era no entanto um café emblemático, com uma extensão de mesas e cadeiras grande e foi um local onde se podia estar a ler o jornal sem receio de estar a ocupar indevidamente espaço.
 
Não lhe conheço vida cultural ou tertúlias mas é bem provável que tenha seguido o percurso normal destas grandes extensões de convívio local, nomeadamente por ser frequentado também por pelo menos uma personalidade de prestígio em Olhão, penso que o Dr. Francisco Fernandes Lopes, que tinha uma peculiaridade de que oiço falar pouco: lia o jornal (Diário de Notícias na altura) desde a primeira palavra até à última, incluindo cabeçalho e anúncios, levando nisso cerca de duas horas corridas.
 
A memória dos povos também se faz com estas coisas.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário