segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Estradinha Funda

 
 
Estradinha Funda
 
A escritora farense Lina Vedes tem um texto sobre a Estradinha Funda (aqui: http://www.raizonline.net/duzentosedoze/dozeaaa.htm) (este link já não funciona, as nossas desculpas) e a imagem que apresentamos acima foi-nos fornecida pela Lina Vedes e representa a dita Estradinha numa altura recuada, provavelmente já distante do período de «má fama» da mesma, mas ainda no estado lastimoso em que muitos a conheceram.
 
Eu passava ali para ir à nespera nas Hortas e já contei algures que a GNR ia patrulhar por aqueles lados e tinha o triste hábito de enfiar com os cavalos por aquele estreita «estradinha» e que para nosso azar constante entrava em baixo quando nós estávamos quase a chegar ao fim dela.
Tinhamos de recuar correndo porque o espaço era curto e não dava mesmo para encostar à parede sequer e a eventualidade de ser pisado pelas patas de um cavalo não era assim tão remota nem desejável.
 
Ora, fiz uma foto (Google) da entrada actual da Estradinha Funda e pode verificar-se que aquilo que se alterou nela em cerca de 30/40 anos foi o facto de terem colocado portões deste género (em baixo é igual) embora haja uma vantagem que inibe, pelo menos, o seu uso: a vizinhança de uma habitação, aqui em cima (Santo António do Alto).
 
Quanto à parte de baixo não há qualquer vizinhança inibidora e as ervas e troncos de pequenas árvores são praticamente uma selva virgem.
   

1 comentário:

  1. ora viva daniel teixeira da silva
    Estando hoje a pesquisar na net artigos que me fizesse recordar momentos da minha juventude e adolescência vivida em Faro na época de 50 e 60 encontrei neste seu blog "coisas" que para mim eram inteiramente conhecidas, tais como; a esplanada do S.Luis; o tipico Gaiana, a estrada funda (que metia medo a atravessá-la sózinho)
    ; a padaria no bom joão; o gerente do cinema Sr "Marmelada"
    etc.etc.
    Será que nos conhecemos na Escola Comercial de Faro?
    No meu tempo (anos 50 e 60)os meus colegas eram: o Tavares, o Zé Félix, o Verdelhão, o Farinha, o Zeca Bastos, etc.etc.
    Eu frequentava o Comercial e de vez enquando ia comer uma sandes de atum na loja do Vieguinhas, como a maioria dos alunos nessa época.
    Para terminar irei segui-lo no blogue, sendo esta a maneira de me recordar dos meus tempos de estudante nessa bela cidade de Faro.
    Um abraço e bons artigos para os seguidores.
    João Remendinho Guerreiro Mestre





    ResponderEliminar