quarta-feira, 25 de março de 2015

Casa da Padaria - Faro


Casa da Padaria

Aqui há bastante tempo falou-se nesta página desta casa, com algumas intervenções de vários amigos e amigas farenses e embora não tenha conseguido encontrar a foto à qual estão anexadas as conversas dessa altura lembro-me perfeitamente que a maior parte das pessoas se lembravam apenas desta casa como sendo Padaria.

Eu, se bem me lembro, argumentava que na parte anterior, no sítio onde está a chaminé, existia uma habitação cuja entrada, talvez de serviço, era feita por aí e que me lembrava que tinha morado aí, salvo erro, alguém da família Esquível.

Ao mesmo tempo, embora fosse quase unânime a opinião dos outros intervenientes nas conversações, dizia eu que não achava possível que um edifício com esta estrutura tivesse sido construído com o fito de albergar uma Padaria.

Pois bem, na altura não tinha presente um livrinho que agora reencontrei, e que se intitula Faro - Edificações Notáveis, Edição da Câmara Municipal de Faro, (1995 e 1997 - primeira e segunda edição respectivamente) com textos do Dr. Francisco Lameira e Fotos de Hèlio Ramos.

Nesse mesmo livrinho vou encontrar o historial desta casa que reza assim:

Casa da Padaria

Situada no gaveto da Rua Cruz das Mestras com o Largo de S. Pedro, esta casa foi outrora habitada por duas irmãs judias.

Hoje pertence à família Sande Lemos, funcionando no piso térreo a padaria Lisbonense.

Neste edifício de dois pisos e beirado saliente, denotam-se duas fases distintas: uma característica da Arquitectura Chã, em que se destacam as molduras em cantaria dos portais e das janelas de sacada;

a outra de sabor revivalista, em que foi anexado um corpo saliente, bem marcado pelo portal e pelo telhado de tesoura.

Incorporado numa parede exterior, sobressai um painel de azulejos evocativo de S. Gonçalo de Lagos.

----------

Assim, e como resumo meu, esta casa é acidentalmente uma Padaria, mas a sua construção tem história para além dela e é um edifício notável de Faro.



Sem comentários:

Enviar um comentário